Sistema educacional
As últimas pesquisas concluem que a aprendizagem é melhor, mais agradável e mais duradoura quando estão envolvidos os dois hemisférios.
1. Então porque custa tanto integrar o hemisfério direito na sala de aula? Porque quando pensamos em arte instantaneamente pensamos na aula de artes? Por que deixamos este trabalho para a professora de artes? Como poderíamos envolver arte e as habilidades do hemisfério direito em uma aula?
O hemisfério direito – o sonhador, o artista – recebe as informações e controla os movimentos do lado esquerdo. Parece idêntico ao hemisfério esquerdo, mas na maioria das pessoas controla as atividades específicas, como as habilidades artísticas e criativas. Se perde muitas vezes no sistema educativo e não é atendido. Se encontrarmos aulas de arte ou aulas de língua onde se pratica "escritura criativa e também cursos de música, mas é pouco provável que encontremos cursos de imaginação, de visualização, de habilidades espaciais, de criatividade, como matéria em si mesma, cursos de intuição ou em inventiva. Todavia, os educadores valorizam estas aptidões, mas aparentemente confiam que os alunos irão desenvolver a imaginação, a percepção e a intuição como conseqüências naturais do desenvolvimento de suas capacidades analíticas e verbais. Quem sabe agora os neuro-cientistas proporcionaram a base conceitual para o treinamento do hemisfério direito, poderemos começar a construir um sistema educativo que leve em conta todo o cérebro. O hemisfério esquerdo – recebe informações do lado direito do corpo, e controla os movimentos desta região. Na maioria das pessoas, controla certas