Sistema Digestório
Boca – ingerir o alimento, que mastigado pelos dentes, junto com a língua, bochecha e palato, preparam o alimento para a digestão, que começa na boca por ação de duas enzimas, a amilase e a lipase, que transformam o amido e as gorduras.
Lábios – É um auxiliar importante na mastigação, pois mantem o alimento entre os dentes e reposiciona-o para ser novamente mastigado.
Frênulos – limitar os movimentos dos lábios, promovendo estabilização da linha média.
Palatos - separam a cavidade oral da nasal, ajudam a respirar e mastigar simultaneamente. Isso porque as vias continuam abertas quando não se está engolindo comida, permitindo assim a respiração através da boca e do nariz. Contudo, o palato mole move-se para cima e bloqueia a entrada da via nasal traseira quando a pessoa está engolindo.
Úvula - fechar a passagem da cavidade bucal para a cavidade nasal quando o alimento é engolido, o próprio alimento empurra a úvula para fechar esta comunicação.
Tonsilas - produzem linfócitos (glóbulos brancos do sangue, importantes na defesa do organismo).
Glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais - conservar a mucosa da boca úmida, limpar a boca e os dentes, ajudar na preparação do alimento tornando-o mais fácil para ser mastigado e deglutido.
A saliva também dissolve algumas moléculas do alimento, fazendo com o alimento tenha gosto, assim como, dá início à digestão dos carboidratos, através da secreção da enzima amilase salivar.
Língua - auxiliar na diminuição e diluição do alimento, permite a captura de sabores, estimulando a produção de saliva.
Laringe – circulação de alimentos e ar.
Nasofaringe - função respiratória
Orofaringe – ajudar a respirar, falar, comer, mastigar e engolir.
Laringofaringe - passagem principal para ar e alimento
Epiglote - função da epiglote é evitar que alimentos e bebidas entrem na via respiratória; ela se abre quando engolimos algo, permitindo que os alimentos que ingerimos