Principais doenças respiratórias
(pulmões, boca, faringe, fossas nasais, laringe, brônquios, traquéia, diafragma, bronquíolos e alvéolos pulmonares).
As enfermidades do sistema respiratório mais freqüentes são: bronquite, rinite, sinusite, asma, gripe, tuberculose e pneumonia.
Bronquite é a inflamação dos brônquios.
Existem dois tipos, a bronquite aguda, que geralmente é causada por vírus ou bactérias e que pode durar dias ou até semanas, e a bronquite crônica com duração de anos, e, não necessariamente causada por uma infecção.
A bronquite aguda ou crônica é caracterizada por tosse e expectoração e tem sintomas relacionados à obstrução das vias aéreas pela inflamação, como dificuldade de respiração e chiados. O tratamento pode ser realizado com antibióticos, broncodilatadores, entre outros. Rinite é um termo médico que descreve a irritação e inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal.
Pode ser causada por vírus ou bactérias, embora seja manifestada com mais freqüência em decorrência de alergia, ou por reações ao pó, fumaça.
Sinusite é uma inflamação de vias respiratórias superiores conhecidas como seios paranasais geralmente associada a um processo infeccioso por vírus, bactéria ou fungo mas que também pode estar associado a uma alergia ou a inalação de poluentes.
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias que causa redução ou obstrução reversível e recorrente no fluxo de ar. Sua causa está relacionada a interação entre fatores genéticos e ambientais. que se manifestam como crises de falta de ar devido ao edema da mucosa dos bronquíolos, a produção excessiva de muco nas vias aéreas e a contração da musculatura lisa das vias aéreas. A gripe é uma doença infecciosa aguda que afeta aves e mamíferos. É causada pelo Vírus
ARN da família Orthomyxoviridae (dos vírus influenza). Em humanos, os sintomas mais comuns da doença são calafrios,