pesquisas
Aspectos
A Fisioterapia Respiratória esta fundamentada no tratamento de doenças, com a finalidade de recuperar as funções respiratórias do paciente. Ela trata distúrbio da ventilação, tratamento de sequelas e prevenções. Geralmente voltada para as doenças crônicas do fluxo aéreo, atualmente é praticada em todas as doenças respiratórias, nas unidades de terapia intensiva, pré e pós-operatório e no nível ambulatorial para adultos e crianças. Também utilizada na prevenção para evitar complicações respiratórias, sobretudo nos pacientes submetidos à cirurgia abdominal, ortopédica, torácica ou cardíaca.
Objetivos:
Prevenir secreções em vias aéreas, interferindo na respiração;
Facilitar a ventilação;
Promover a limpeza e a drenagem das secreções;
Melhoras a resistência e a tolerância à fadiga, durante os exercícios e nas atividades da vida diária;
Melhorar a efetividade da tosse;
Prevenir e corrigir possíveis deformidades posturais, associados ao distúrbio respiratório;
Promover Suporte Ventilatório adequando, bem como sua retirada, em pacientes internados nas Unidades de Terapia intensiva.
Dentro do campo da Fisioterapia Respiratória podemos encontrar diversas patologias, como a asma, a bronquite e o enfisema pulmonar, as doenças restritivas como a fibrose cística, derrame pleural pneumotórax e entre outras.
Bronquite e Asma
O paciente que apresenta crises de asma indica que existe uma intensa produção de secreção dentro dos brônquios, isso pode até levar a quadros associados de pneumonia, A asma é conhecida como bronquite alérgica acompanhada de inflamação crônica dos brônquios, causada por sinusite, vapores de ácidos fortes como amônia ou até mesmo um simples sorvete orgânico.
Sintomas: falta de ar, aperto no peito, cansaço, chiados, tosse persistente, dores musculares, cansaço e outros mais, os casos são mais frequentes em crianças. A asma e a bronquite causa obstrução brônquica, dificultando a saída de ar dentro dos