SISTEMA RESPIRATÓRO
UNIVATES
SISTEMA RESPIRATÓRO
Introdução
Neste trabalho vamos apresentar uma descrição sobre bronquite, seus sinais, sintomas, causas, algumas maneiras de tratamento e a importância da atividade física em relação a essa doença.
O QUE É BRONQUITE?
Bronquite é a inflamação dos brônquios (os brônquios são os tubos que levam o ar aos pulmões) localizados nos pulmões. Existem dois tipos:
- Bronquite aguda geralmente é causada por vírus ou bactérias e pode durar diversos dias ou semanas.
- Bronquite crônica não é necessariamente causada por uma infecção e geralmente faz parte de uma síndrome chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).
SINAIS E SINTOMAS
Tosse
Expectoração
Falta de ar
Sibilância
Cianose
Inchaço nas extremidades do corpo devido à piora do trabalho cardíaco
Febre quando a bronquite crônica estiver associada à uma infecção respiratória
Cansaço
Falta de apetite
Dores no peito
Catarro mucóide
DIAGNÓSTICO
Examinando o doente, o médico pode notar roncos e outras alterações na auscultação do tórax com o estetoscópio. O médico poderá também pedir uma radiografia do tórax para concluir se a doença se agravou para pneumonia. Também poderá ser solicitado o exame do escarro para a identificação do germe envolvido. Outros exames como a análise do sangue poderão identificar a presença do vírus no sangue do indivíduo doente.
TRATAMENTO
Para começar o tratamento, é importante eliminar o cigarro (obviamente quando o doente é tabagista), e repousar para evitar respirar em ambientes de gás tóxico e poluição. Para quem já tem a doença há um tempo considerável, deixar o fumo não vai fazer com que a doença regrida, mas desacelerará o seu avanço.
Agentes Mucolíticos e Fluidificantes diminuem a viscosidade do catarro e assim evitam que com a secagem da secreção forme obstruções nos brônquios. Com a diminuição da viscosidade da secreção, as vias