sistema digestório
Os seres humanos, para manterem as atividades do organismo em bom funcionamento, precisam captar os nutrientes necessários para construir novos tecidos e fazer manutenção dos tecidos danificados, necessitam de extrair energias vindas da ingestão de alimentos. A transformação dos alimentos em compostos mais simples, utilizáveis e absorvíveis pelo organismo é denominado digestão. O Sistema Digestório no seres humanos é constituído de: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus e como órgãos anexos ao sistema existem as seguintes glândulas: glândulas salivares, pâncreas, fígado, vesícula biliar, dentes e língua.
BOCA: responsável pela mastigação e desintegração parcial dos alimentos, envolve dois processos, o mecânico e o químico. A trituração é o primeiro momento em que os alimentos ingeridos são reduzidos para melhor ação do suco gástrico. No processo mecânico, desenvolvido pela língua, e pelos dentes para triturar e misturar os alimentos e pelos movimentos peristálticos que ocorrem ao longo de todo o tubo digestivo. O processo químico é feito pelas enzimas digestivas, presentes na saliva, ajudam produzir moléculas cada vez menores, facilitando a ação do suco gástrico. O início de tudo é na boca, porém o único nutriente que é absorvido é o carboidrato
FARINGE: é um tubo que se estende da boca até o esôfago, tendo como função essencial permitir a passagem do alimento da cavidade oral para o esôfago, sua parede é muito espessa devido ao volume de músculos que a reveste. A contração desta musculatura auxilia na propulsão do alimento, em forma de bolo alimentar, por este órgão. E ara facilitar a rápida passagem do alimento e seu umedecimento, esta estrutura é revestida por uma mucosa de epitélio. A faringe é dividida em três partes: nasofaringe, profaringe e laringofaringe. A faringe é uma estrutura comum ao sistema digestório e respiratório.
O que são