Sistema digestório
O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
Funções
* Preensão * Mastigação * Deglutição * Digestão * Absorção * Excreção de resíduos
Divisão
* Canal Alimentar: Cavidade bucal, faringe, esôfago, estômagos, intestinos, reto. * Órgãos Anexos: Glândulas salivares, pâncreas, fígado.
1- Cavidade Bucal
- Boca: É a abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo. Nela encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas. As bochechas são seu limite lateral, enquanto que os lábios a delimitam superior e inferiormente.
- Palato: É o teto da cavidade bucal, está dividido em duas partes – palato duro (anterior, ósseo) e palato mole (posterior, muscular). O palato separa a cavidade bucal da cavidade nasal. Do palato mole projeta-se uma saliência cônica denominada úvula, e lateralmente duas pregas denominadas arco palatoglosso e mais posterior o arco palato-faríngico; entre os arcos há um espaço denominado fossa tonsilar, onde se encontram as tonsilas palatinas (amígdalas). O palato mole se move e ajuda a ocluir a comunicação com a cavidade nasal durante a passagem dos alimentos em direção à faringe.
- Língua: É um órgão muscular que move o alimento durante a mastigação e, sem dúvida, de grande importância para a linguagem falada. Mas também é um órgão sensorial que nos permite identificar vários aspectos dos alimentos sólidos e líquidos que ingerimos, pois apresenta receptores gustativos chamadas de papilas gustativas.
- Dentes: São estruturas rijas, esbranquiçadas, implantadas nas cavidades da maxila e da mandíbula, denominadas alvéolos