sistema digestório
Os órgãos do sistema digestório propiciam a ingestão e nutrição do que ingerimos, permitindo com que seja feita a absorção de nutrientes, além da eliminação de partículas não utilizadas pelo nosso organismo, como a celulose.
Para que haja a digestão, o alimento deve passar por modificações físicas e químicas ao longo deste processo, iniciado na boca.
Digestão mecânica
Na digestão mecânica blocos de alimento são quebrados na mastigação em pedaços menores, isto expõe uma superfície maior e auxiliam a ação das enzimas digestivas, por aumentar sua superfície de ação.
A digestão e a absorção se processam enquanto os alimentos percorrem o tubo digestório, impelidos pelas concentrações dos músculos de sua parede.
Digestão química
As macromoléculas dos alimentos são quebradas em moléculas menores por hidrólise e catalisadas pelas enzimas digestivas. A reação abaixo representa genericamente as reações de hidrólise: Enzima
AB + H2O A + B
As enzimas que catalisam esse tipo de reação são genericamente chamadas hidrolases.
Boca
A maioria dos mamíferos mastiga o alimento antes desse atravessar a faringe. Tal ato permite sua diminuição, umidificação e, em alguns casos, o contato com enzimas digestivas presentes na saliva (amilase e ptialina), estas sendo responsáveis pela transformação de glicogênio e amido em maltose. Nesta fase da digestão, a língua tem um importante papel: além de auxiliar na diminuição e diluição do alimento, permite a captura de sabores, estimulando a produção de saliva. Os sais presentes nesta última neutralizam a possível acidez do alimento.
Ptialina
A Ptialina (ou Amilase salivar) é uma enzima da saliva, que em pH neutro, ou ligeiramente alcalino, digere parcialmente o amido e converte-o em maltose (um tipo de carboidrato - dissacarídeo.). É na boca, com a ptialina da saliva, que começa a digestão química dos polissacarídeos ingeridos.A água umedece o