sistema digestorio
1.2 O trato digestório e os órgãos anexos do sistema digestório constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se entende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamada de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas do trato digestório incluem: boca, faringes, esôfago estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Os órgãos anexos incluem as glândulas salivares, dentes, fígado, vesícula biliar e pâncreas. As glândulas salivares liberam suas secreções no interior da cavidade bucal, enquanto o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas liberam as suas secreções no interior do intestino delgado. As quatro funções do sistema digestório são: ingestão, digestão, absorção e alimentação (BARBARA HERLIHY E NANCY K. MAEBIUS, P.388).
1.3 As duas formas de digestão são a mecânica e química. A digestão mecânica é quebrada de partículas alimentares grandes e menores, por meios físicos. Esse processo é geralmente realizado por mastigação e por trituração resultado da ação dos músculos do trato digestório. A digestão química é modificação química do alimento. Por exemplo, uma proteína modifica-se quimicamente em aminoácidos. As substâncias químicas assim como enzimas, o ácido e a bile- executam a digestão química. Os produtos finais da digestão (nutrientes) são absorvidos na sua passagem através do revestimento do trato digestório para o inferior do sangue. Os nutrientes digeridos são levados a todas as células no corpo. O alimento que não pode se digerido e absorvido é alimento do corpo como fazer, ou seja, a eliminação dos resíduos produzidos no ultimo estágio do processo digestório. Uma certa quantidade de água também é eliminada nas fezes (BARBARA HERLIHY E NANCY K. MAEBIUS, P.388).
2. CAMADA DO TRATO DIGESTÓRIO
2.1 MUCOSA
2.1.2 A camada interna do trato digestório, a mucosa, é composta de uma membrana mucosa, cujas células especializadas (glândulas) secretam muco, enzimas digestório e