Sistema Digestorio
Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Trata de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão.
A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da Estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
Neste trabalho estaremos apresentando uma prévia complexa das Medidas Estatísticas e suas subdivisões.
MEDIDAS DE POSIÇÃO
Definição: As medidas de posição mais importantes são as medidas de tendência central, que recebem tal denominação pelo fato de os dados observados tenderem, em geral, a se agrupar em torno dos valores centrais. Dentre as medidas de tendência central, destacamos:
A média aritmética;
A mediana;
A moda.
Para dados não agrupados
(Quando os dados não estiverem na forma de distribuição de frequência)
Média aritmética (): é o quociente da divisão da soma dos valores (dados, observações) da variável pelo número deles:
Sendo: = a média aritmética; = os valores da variável; n = o número de valores.
Moda (Mo): Denominamos moda de um conjunto de dados o valor (ou valores) que ocorre com maior frequência. Por ex.: o salário modal dos empregados de uma indústria é o salário mais comum, isto é, o salário recebido pelo maior número de empregados dessa indústria.
Mediana (Md).: A mediana é outra medida de posição definida como o número que se encontra no centro de uma série de números, estando estes dispostos segundo uma ordem. Em outras palavras, a mediana de um conjunto de valores, ordenados, é o valor situado de tal forma no conjunto que o separa em dois subconjuntos de mesmo número de elementos.
Obs.: - Se o nº de elementos for ímpar, então a mediana