Resenha do Filma Preciosa
Preciosa é uma adolescente de 16 anos de idade que é expulsa da escola no início de sua segunda gestação, é uma menina muito sonhadora, com uma imaginação muito fértil. Fica claro que sua imaginação é mecanismo de defesa, uma fuga da realidade para suportar a difícil estrutura familiar e social na qual se encontra inserida. O filme desmonta a idéia ligadas ao ambiente familiar como a célula madre da sociedade, local de acolhimento, amor e carinho, o que ocorre em muitos lares brasileiros, principalmente em famílias em grande situação de vulnerabilidade como a de Preciosa.
A garota vive com sua mãe que se mostra extremamente agressiva , negligente e que maltrata a menina por acreditar que a mesma seria uma espécie de concorrente por manter relações , mesmo que forçadas, com o pai. O Pai abusa de Preciosa desde que ela tinha 3 anos, o filme trata o caso de pedofilia e abuso sexual, de uma forma bem realista, deixando bem visíveis as mazelas que tais sofrimentos causam na vida de uma pessoa.
Ao ser expulsa de sua escola, Preciosa é matriculada em uma escola alternativa para garotas com problemas sociais. A mãe de Preciosa é uma pessoa que se mantêm com benefícios do Estado que são garantidos à adolescente e à sua primeira filha, uma menina com síndrome de Down. Fica explicito aí a relação de dependência da usuária com a assistência social, mas a mesma só se mostra interessada no dinheiro dos benefícios, negando um trabalho social mais amplo por parte da assistente social, a quem a usuária insulta. Há certa critica ao uso de benefícios como única fonte de renda, a vida parasitária da usuária e a preocupação da filha frequentar a escola somente para garantir a renda, sem a mínima preocupação efetiva com a educação. Preciosa expulsa de casa pela própria mãe é acolhida por uma professora, que a ajuda a sonhar e lutar por um futuro melhor. Posteriormente a mãe de Preciosa tenta a reconciliação mesmo com aconselhamento psicológico não consegue