Sistema digestorio
Assim com a ingestão dos alimentos e a absorção dos produtos resultantes, a digestão é realizada por um conjunto de órgãos que constituem o chamado sistema digestório. Este é composto por um tubo que atinge cerca de 9 metros de comprimento, chamado de trato gastrointestinal, e pelas glândulas salivares, o pâncreas e o fígado. A abertura do tubo digestório é a boca, rodeada pelos lábios. No interior da boca estão os dentes e a língua, são os responsáveis pela trituração e preparação do alimento para a digestão. Ainda na boca estão presentes as glândulas salivares, estas produzem e liberam na cavidade bucal um fluido chamado de saliva. Da boca o alimento segue-se a faringe, situada na região da garganta, um tubo fino que atravessa o diafragma e desemboca no estômago.
O estômago é uma bolsa localizado no lado superior do abdome, logo abaixo das ultimas costelas, quando está vazio tem forma de uma letra J. Quando cheio de alimento torna-se ovóide, ou arredondado e pode conter cerca de 1,5 litro. A comunicação do esôfago com o estômago é feita por um óstio cárdico. A abertura deste orifício é controlada por um anel denominada de esofágico inferior, quando a musculatura do anel relaxa, o óstio cárdico abre e permite a passagem do bolo alimentar para o estômago.
Após chegar ao estômago, o mesmo comunica-se com o intestino delgado por meio de um orifício, óstio pilórico. A abertura deste orifício, assim como na comunicação do esôfago é controlado por um anel de esfíncter pilórico, ao relaxar sua musculatura ele permite a passagem do conteúdo estomacal para o duodeno. O intestino delgado é um tubo com pouco mais de 6 metros de comprimento por 4 centímetros de diâmetro, é dividido em 3 regiões: DUODENO, com cerca de 25 centímetros de comprimento: JEJUNO, com cerca de 4,5 metros de comprimento: e ÍLEO, com cerca de 1,5 metros de comprimento.
Numa pessoa adulta, o intestino grosso tem cerca