Sistema digestorio
Anatomia e fisiologia Humana básica
Apostila de estudos
Docente responsável: Prof. MSc Adam Reiad Abbas
Laboratório de Antropologia Biológica
São Paulo
2013
Introdução
Os estudos de anatomia consistem no conhecimento detalhado das partes integrantes de um organismo vivo, seja animal ou vegetal. O conhecimento da posição anatômica sobre determinado plano corpóreo do organismo é de extrema importância para profissionais da área da saúde, já que procedimentos executados de forma errônea colocam em risco a estabilidade vital do paciente. A integração dos conhecimentos de anatomia aos de biofísica e bioquímica forma a ciência que conhecemos como fisiologia.
O objetivo deste curso é detalhar aspectos anatômicos e fisiológicos dos principais sistemas orgânicos do homem com relevância para a formação de um analista clínico.
Nutrição
Nossas células são formadas por diversos conjuntos de macromoléculas que, primordialmente, são obtidos a partir da ingestão diária através da alimentação. Nutrição é o conjunto de processos que abrangem desde a ingestão do alimento, seu processamento e absorção dos nutrientes necessários para a manutenção da homeostase, ou seja, do conjunto de processos metabólicos que mantém o organismo vivo.
Dieta se trata da quantidade de nutrientes ingeridos para manutenção da homeostase, de forma a garantir geração de energia para o organismo e matéria-prima para construção tecidual.
Tipos de nutrientes
Plásticos ou energéticos?
O tipo de nutriente é classificado pelo seu papel no organismo. Aqueles responsáveis por geração de energia para aproveitamento nos processos metabólicos são ditos energéticos enquanto que aqueles utilizados para construção de células e tecidos são ditos plásticos. Em alguns casos, nutrientes ditos energéticos podem fazer parte dos constituintes celulares, sendo também denominados nutrientes plásticos.
Carboidratos e lipídeos são essencialmente