Sistema Digestivo E Metabolismo
CAMPUS SANTIAGO
ANATOFISIOLOGIA APLICADA CURSO PSICOLOGIA
RAFAEL SILVEIRA
SISTEMA DIGESTÓRIO
SANTIAGO- RS
2012
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo uma abordagem acerca da anatomia do trato gastrointestinal humano para buscar melhor compreender o papel de cada um de seus órgãos no processo de digestão. Evidenciando assim, os principais órgãos envolvidos e suas respectivas funções.
SISTEMA DIGESTIVO E METABOLISMO
O sistema digestivo consiste em um longo tubo muscular que começa nos lábios e termina no ânus, incluindo boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso; e algumas glândulas localizadas fora do tubo digestivo, incluindo as glândulas salivares, fígado e pâncreas- todas elas esvaziando suas secreções no tubo digestivo. As funções principais do sistema digestivo são: digestão e absorção do alimento ingerido e eliminação de produtos sólidos do catabolismo.
Lábios Os lábios possuem uma superfície externa revestida pela pele. O interior do lábio consiste em fibras musculares estriadas com tecido conjuntivo fibrelástico.
Bochechas
As bochechas, situadas na parede lateral da boca e revestidas por epitélio pavimentoso extratificado, contem vários músculos acessórios da mastigação entre eles os bucinadores (impedem o alimento de escapar da ação trituradora dos dentas). Dentes
Duas dentições surgem durante a vida do indivíduo- a temporária e a permanente. A decidual ou temporária consiste de vinte dentes, cinco em cada quadrante: dois incisivos, um canino e dois molares. Esses dentes nascem em média dos seis aos 24 meses após o nascimento, e geralmente caem entre os 06 e 12 anos. Existem 32 dentes permanentes numa dentição completa, oito em cada quadrante: dois incisivos, um canino, dois pré-molares, e três molares. Os dentes cumprem a função através do processo da mastigação. Cada tipo de dente é adaptado a sua