Sistema Digestivo Do Ruminante
Boca: a cavidade da boca é dividida pelos dentes em uma parte externa, o vestíbulo, entre os dentes e os lábios e bochechas; e a cavidade oral é circundada pelos dentes e a almofada dental. Nos ruminantes o vestíbulo da boca é espaçoso, porem o labial pequeno porque a rima da boca é pequena. As cavidades orais contem a língua e se comunica, através do adito da faringe, com a parte oral da faringe.
Uma característica da metade rostral da cavidade oral bovina é o grande numero de projeções cornificadas e pontiagudas,direcionadas do sentindo do fundo da boca, a saber as papilas cônicas da s bochechas e língua e as bordas livres caudais serrilhadas da rafe palatina. Essas tem a tendência de evitar a perda de alimentos grosseiros quando o animal mastiga com os lábios abertos, permitindo, um grande deslocamento lateral da mandíbula.
Lábios: no bovinos os lábios são grossos e comparativamente imóveis. O meio do lábio maxilar e a superfície entre as narinas estão desprovidos de pelos e denominados de plano nasolabial. ele é liso e quando hígido é mantido frio e úmido por um fluido claro secretado pelas glândulas nasolabiais. A superfície do plano nasolabial é marcada por sulcos irregulares, delineando pequenas áreas poligonais nas quais são visíveis os orifícios das glândulas. A borda livre e a parte adjacente da túnica mucosa labial sustentam papilas curtas obtusas e córneas; no sentindo do ângulo da boca as papilas tornam mais longas e de pontas afiladas. As glândulas labiais formam uma massa compacta próximo ao ângulo da boca.
Bochechas: a bochecha esta forrada por uma túnica mucosa que sustenta papilas cônicas grandes e pontiagudas são direcionadas no sentido da faringe e são cobertas por epitélio cornificado as glândulas bucais são bem desenvolvidas e estão dispostas em três grupos. As glândulas bucais dorsais são amarelas e se estendem do ângulo da boca ate o tubérculo maxilar, sendo cobertas pela fina camada superficial do