Sistema defensivo individual- basquetebol
A tática no basquetebol aparece como uma forma de facilitar o objetivo do jogo utilizando-se a somatória das capacidades e habilidades individuais dos jogadores. A atuação individual passa a ser realizada em função da equipe, que para isso é previamente organizada, planejada e treinada.
Existem padrões técnicos básicos, mas para cada equipe deverá haver um estudo específico das potencialidades de cada um dos jogadores e de suas possibilidades para que isso se reverta em benefício coletivo.
Portanto, a tática vem a ser a utilização adequada e racional dos fundamentos individuais de ataque e defesa do basquetebol, aplicados numa situação de jogo. Essa aplicação será feita através dos movimentos básicos existentes e que deverão ser criteriosamente escolhidos pelo professor/técnico, em sua sequência adequada.
Tema
Os sistemas de defesa são ações táticas coletivas que objetivam um melhor rendimento defensivo. Para atingir esse objetivo o professor/técnico deve atribuir funções aos jogadores procurando relacionar suas características individuais (físicas e técnicas) com as características do sistema utilizado.
Os sistemas de defesa em função de características próprias de cada um deles podem ser classificados em: individual, zona, sob pressão, misto e combinado.
O tema abordado neste trabalho será o Sistema Defensivo Individual.
Sistema Defensivo Individual
É o sistema que tem como principal característica a situação de um contra um, ou seja, cada defensor marca um atacante determinado. Para exercer essa marcação o defensor deve obedecer aos seguintes princípios:
* Ficar entre o atacante e a cesta; * Se o atacante estiver com bola, manter a distância de um braço; * Se o atacante estiver sem bola, poderá antecipar o passe, ajudar o lado da bola, ou ainda flutuar do lado oposto a ela; * Não tentar tomar a bola a qualquer custo, cometendo faltas desnecessárias; * Tentar levar o atacante para seu lado de menor habilidade; *