Sistema de verificação de crédito utilizando inteligência artificial
Gabriel Victor Oliveira Silva, Hugo Ernanne Rocha, Lorena Fernandes da Silva, Richard Mychel Nunes Ribeiro
Departamento de Computação – Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) Av. Universitária, 1.440 – St. Universitário – 74.605-010 – Goiânia – GO – Brasil
gabrielvictor@globo.com, hugo.ernanne@gmail.com, l_fernandes_s@hotmail.com, richardmychel@gmail.com
Resumo. Este artigo tem como proposta a implementação de um Sistema de Verificação de Crédito, utilizando técnicas de agentes inteligentes. Esta aplicação tem como objetivo analisar o cadastro de um cliente e de acordo com as informações analisadas decidir se é viável ou não disponibilizar um crédito para o cliente. Ao longo deste artigo são descritos detalhes da implementação, a fim de simular o sistema que validará o projeto.
1. Introdução
“O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos” [1]. Antigamente, as trocas eram feitas por produtos de valor desconhecido onde cada um valorizava seu produto. Hoje, a troca é feita de forma indireta, uma pessoa troca o dinheiro pelo produto que deseja. A invenção do dinheiro contribuiu para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.
Com isso, surgiu a dúvida entre os comerciantes, o fato de vender ou não os produtos ao cliente e como saber se esta pessoa honrará a dívida, ou seja, se haverá o pagamento pelo produto vendido. A partir daí foi criada a análise de crédito que compõe-se de três etapas:
- Preenchimento da ficha cadastral: Nela são anotadas as informações necessárias para a avaliação dos clientes, ou seja, para formar um conceito a respeito da capacidade e condição dos clientes de pagarem as prestações geradas pela venda a prazo ou financiamento. - Análise completa dos dados do cliente; - Resultado da análise liberando ou não o crédito ao cliente.
Com o uso da tecnologia atual será possível criar o Sistema de Verificação de Crédito