SISTEMA DE TRATAMENTO DE CHORUME
FACULDADE DE ENGENHARIA DE CIVIL
SISTEMA DE TRATAMENTO DO CHORUME
PROFª E COORD. DO CURSO DE ENG. CIVIL: GIUSEPINA D' AMICO LOPES.
CAMPUS: LIMEIRA PERÍODO: NOTURNO
ALUNOS: TURMA: EC8P43
NOME: DIEGO BISPO DOS SANTOS RA: A1237A6
NOME: ELIANO MADEIRA SULAS RA: T741FE5
NOME: FELIPE AGUIAR RA: A9360F7
NOME: DANILO G.LEME DE SOUZA RA: A665BF4
NOME: THAÍS MARTINS MENDES RA: A999736
Setembro de 2014.
SUMÁRIO
ÍNDICE DE FIGURAS
1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
A demanda por água potável é um dos principais problemas enfrentados no Brasil e no Mundo. No Brasil este fato se agravou principalmente com a estiagem anormal que estamos passando durante esse ano (2014), esse problema é ocasionado por diversos fatores, seja ele natural causado pela inexistência do efeito El Niño o qual auxilia nas chuvas aqui no Brasil ou por efeitos antrópicos provocados pelo desmatamento.
Outro antrópico que auxilia na falta de água potável é a elevação da geração de rejeitos (lixo), o qual são disponibilizados, ou seja, dispostos em lixões sem qualquer tipo controle, propiciando na contaminação do solo e do lençol freático.
No Brasil hoje são produzidas aproximadamente 250 mil toneladas de lixo, sendo que os principais destinos para esses rejeitos são lixões, quando o correto era para aterros sanitários, compostagem, coleta seletiva e reciclagem, incineração do lixo, e tratamentos especiais, porém no Brasil o mais utilizado é o descarte em lixões sem nenhum tratamento prévio e preparação do lugar onde será descartado.
Sendo assim esse estudo tem por objetivo demonstrar o tratamento para o líquido percolado (chorume), gerado pela decomposição dos rejeitos domésticos depositados em aterro sanitários.
Vale ressaltar que a decomposição da matéria