Sistema de tranporte
Plantas não vasculares: São pouco diferenciadas e não apresentam sistemas de transporte de seivas nem tecidos condutores. Vivem em zonas húmidas, o movimento da água efetua-se por osmose e a matéria movimenta-se por difusão de célula a célula. Ex: musgos.
Plantas vasculares: Dividem-se em dois grupos: as plantas sem sementes e as plantas com sementes. Têm um duplo sistema de condução de água e solutos, constituído por tecidos especializados (xilema e floema) que estão organizados em feixes condutores e existem em todos os órgãos da planta. Ex: fetos, angiospérmicas e gimnospérmicas.
Seiva Bruta ou Xilémica → Água e substâncias minerais dissolvidas → Xilema → Sentido Ascendente
Seiva Elaborada ou Floémica → Compostos orgânicos → Floema → Sentido Descendente
Localização dos Sistemas de Transporte
Folhas: Os feixes condutores de xilema e floema localizam-se ao nível das nervuras das folhas. Estas são mais salientes na página inferior da folha. Os feixes condutores são duplos e colaterais, isto é, cada feixe tem xilema e floema, estando colocados lado a lado. O xilema está mais próximo da página superior e o floema está mais próximo da página inferior.
Caule: Nos caules os feixes também são duplos e colaterais. O xilema está voltado para o centro do órgão e o floema está voltado para fora.
Raiz: Na raiz os feixes condutores são simples e alternos, isto é, cada feixe tem somente xilema ou floema, os quais alternam.
Funções da raiz, caule e folhas
Sistema Radicular: A raiz é importante para a fixação da planta ao solo e para a absorção de água e substâncias minerais existentes no solo que são conduzidas às folhas para o processo de fotossíntese.
Sistema Caulinar: O caule serve de suporte às folhas, permitindo-lhes uma posição adequada à captação de luz. É também através do caule que se efetua o transporte das seivas.
Sistema Foliar: As folhas são responsáveis por realizar a fotossíntese.