Sistema de telefonia Movél
Um sistema de telefonia móvel é definido como uma rede de comunicação por rádio que permite mobilidade continua por meio de muitas células. A comunicação sem fio, por outro lado, implica em comunicação por rádio sem necessariamente requerer a passagem (handover) de uma célula a outra durante a conversação (Nanda and Goodman, 1992). O primeiro pais que forneceu o serviço de telefonia móvel foi a Suécia em 1981 contudo, o sistema só começou a ser adotado completamente foi em 1984.
Atualmente este tipo de tecnologia está em constante evolução, são smartphones ou também chamados de computadores de mãos, são aparelhos potentes
2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA Um sistema de telefonia móvel convencional seleciona um ou canais de RF para utilização em áreas geográficas especificas. A área de cobertura é planejada para ser a mais ampla possível, o que implica em uma potência de transmissão elevada. No sistema de telefonia móvel celular, a área de cobertura é dividida em regiões chamadas células, de modo que a potência transmitida seja baixa e as frequências disponíveis venham a ser reutilizadas. (Marcelo Sampaio Alencar, 2014)
Esse tipo de comunicação utiliza uma codificação de voz, que tem como objetivo – reproduzir o número de bits necessários para representar adequadamente os sinais (voz, imagem, áudio, vídeo), desempenha um papel importante em aplicações que necessitam minimização dos requisitos de largura de faixa e/ou de capacidade de armazenamento, tais como sistema multimídia, redes digitais de serviços integrados, videoconferência, sistemas de resposta vocal, correio de voz (voicemail), difusão de músicas, fac-símile de alta resolução, televisão de alta definição (HDTV, hing definition television), telefonia móvel, sistemas de armazenamento de imagens medicas e de impressões digitais e transmissão de imagens de sensoriamento remoto obtidas por satélites. (Marcelo Sampaio Alencar, 2014)
2.1 Modulação Analógica
Um