COMUNICAÇÕES E TELEFONIA
Este relatório apresenta conceitos de sistemas de telefonia móvel, focando em suas características de rede e as tecnologias envolvidas e seus padrões desde os primórdios até os dias atuais, desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2013, na disciplina de Comunicações e Telefonia da Faculdade Anhanguera de Jundiaí.
1- ínicio da telefonia móvel 4
1.1- ínicio da telefonia móvel no brasil 4
2- PADRÕES DISPONÍVEIS e tECNOLOGIAS (1g, 2G, 3G E 4G). 5
PADRÕES - 1G 5
PADRÕES - 2G 5
PADRÕES - 3G 6
PADRÕES - 4G 7
1- ínicio da telefonia móvel
Em 1947 foi criado o MTS, Sistema de Telefonia Móvel, visando atender as pessoas que estavam em trânsito e tinham a necessidade de se comunicar. Este sistema foi aprimorado e em 1964 foi criado o IMTS, um aperfeiçoamento com base no MTS, juntos estes dois podem ser considerados os precursores da moderna Telefonia Celular.
Em meados da década de 70 a tecnologia se tornou disponível para deixar o serviço viável no ponto de vista econômico, apesar dos princípios e idéias básicas terem surgido em 1940 nos laboratórios Bell.
No início de 1970 foi colocado em funcionamento o primeiro sistema experimental de Telefonia Móvel com 2.000 clientes na cidade de Chicago nos "States"; de novo os laboratórios Bell estavam na área.
Um pouco mais tarde um segundo sistema experimental entrou em funcionamento em Washington.
Em 1975 trouxe a competição ao campo da telefonia móvel abrindo 40MHz de banda de 800MHz para qualquer portadora qualificada.
No entanto, somente em outubro de 1983 o sistema foi ativado comercialmente em Chicago, dois anos antes a Suécia havia inaugurado comercialmente o primeiro Serviço Celular Móvel do mundo, com isto os Estados Unidos perderam