Sistema de Saúde Dr. Cândido Ferreira
DADOS HISTÓRICOS: Fundado em 6 de julho de 1919 na cidade de Campinas, trazia o nome de Hospício para Dementes Pobres do Arraial de Sousas e inaugurada em 1924. A partir de 1990 com a aprovação do novo estatuto, passou a se chamar Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, pois Cândido Ferreira era o nome do pai da maior colaboradora financeira da época, tornando-se assim uma Associação de Assistência - entidade beneficente, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e composta por pessoas de ambos os sexos, sem distinção de raça ou credos. Sua gestão passou a ser compartilhada com a Prefeitura Municipal de Campinas e acopla sua atuação ao atendimento universalizado.
INSTRUMENTOS: Instituído em 1991, o Núcleo de Oficinas de Trabalho (NOT) foi criado para possibilitar a entrada de pessoas com transtornos mentais no campo de trabalho. Atualmente, em torno de 300 pessoas fazem parte das 14 oficinas oferecidas pela instituição. Para participar dos trabalhos realizados pelo NOT, as pessoas devem estar em tratamento em Saúde Mental, SUS ou particular. Tais serviços encaminham o interessado para uma triagem, e a partir do resultado apresentado em cada caso a pessoa é orientada para a oficina mais indicada. Caso seja aprovado, o trabalhador recebe uma “bolsa-oficina” mensal em dinheiro como forma de auxílio, a partir do resultado da produção e venda dos artesanatos. Além do auxílio na inserção na sociedade, o projeto propicia autonomia e geração de renda para os mesmos na venda dos produtos fabricados, uma vez que esses são comercializados em sua própria loja e através de exposições em diversas feiras.
FINALIDADE: O Cândido Ferreira tem como objetivo a reabilitação psicossocial, a inclusão social, a partir do resgate dos direitos que os portadores de transtornos mentais, a fim de produzir qualidade de vida e autonomia.