Sistema de reuso de agua em lava rapido
A coleta de dados sobre o empreendimento foi realizada através de perguntas feitas diretamente ao proprietário, visita ao local no dia 09/03/2012 para analise da estrutura e procedimentos até o descarte dos efluentes gerados pelo mesmo e acesso ao site (http://www.mashwashmania.com.br/).
RESULTADOS OBTIDOS
O Lava-Rápido Mash Wach Mania situado na Rua Emilia Marengo, 357 - Tatuapé - São Paulo, é favorecido pela sua localização. O Tatuapé é um bairro nobre da Zona Leste, um forte centro comercial além de comportar grandes condomínios residenciais, isso o torna muito populoso, gerando uma boa clientela para todo comércio instalado na região.
O lava-rápido funciona de 2ª feira à sábado das 8 às 19 hrs e aos domingos das 8 às 14 hrs, tem uma equipe de 7 funcionários, a frequência de lavagem é de 200 veículos (Van, pick-up, carros e motos) semanais com público flutuante de aproximadamente 250 pessoas e está no segmento desde 1997.
O empreendimento conta com uma estrutura de 350 m² sendo que 96m² de área coberta e 117m² com cobertura semi permeável, lavadoras de alta pressão, compressor, 3 banheiros, 3 pias, 1 chuveiro, poço semi artesiano (paga o esgoto proporcional), uma caixa d’água de .... litros e uma valeta para lavagem de chassi.
Os produtos químicos utilizados no processo de lavagem dos veículos são: Solupan, Oléo Diesel, Shampoo, Silicone e Gel.
Os resíduos sólidos gerados podem ser divididos em administrativos e operacionais.
Os administrativos são: papéis, restos de comidas, papel higiênico.
Operacionais: embalagens dos produtos utilizados nas lavagens, estopa, panos, resíduo do aspirador.
Lava-jatos para carros são uma fonte de produção de resíduos sólidos. Já que nas águas de lavagem de automóveis podem existir detergentes de vários tipos, biodegradáveis ou não, restos de poeira, fuligem, graxa, gasolina e todo tipo de resíduo produzido pelos automóveis (NEGREIROS, eteal, 1990 apud NAIME, 2010, p. 1).