LAVA JATO - OPERACIONAL
Layout
O projeto do lava jato possui uma área total com uma área total de 910 m2 sendo desse espaço 372 m2 de área construída. O layout possui dois boxes destinados a lavagem e seis boxes destinados a limpeza interna e secagem da carroceria segregada da área de lavagem. O lava jato também possui uma estrutura de 115 m2 destinado ao estoque de materiais, administração e atendimento ao cliente. Existe nessa área construída uma área de espera e atendimento (fila de serviços dos carros que aguardam lavagem). A entrada dos veículos no lava-jato deve ser foi projetada em lado oposto a saída dos carros com objetivo de melhorar o fluxo de operação do lava-jato, permitindo a movimentação dos empregados e equipamentos, tornando assim o trabalho mais eficiente e produtivo.
BOXES DE LAVAGEM
Cada Box de lavagem possui exatamente 25m², construído em piso de concreto (impermeável) e as paredes revestidas de material de fácil limpeza e manutenção, possuir instalação elétrica e hidráulica que permitam o funcionamento das lavadoras manuais, além de contar com sistema próprio de drenagem oleosa. A lavagem de veículos sempre resulta em um despejo que contém quantidades razoáveis de óleos e graxas. Por essa razão, um sistema de drenagem oleosa será instalado no lava-jato. O material resultante do processo de lavagem possui potencial risco ao meio-ambiente. Assim, Para evitar que isto aconteça o lava-jato deve instalar três tipos de dispositivos capazes de reter o material prejudicial ao meio ambiente.
Caixa de Areia: serve para reter o material mais pesado, que é conduzido pela água da lavagem de veículos e das instalações. Essa caixa deve ter dimensões que proporcionem velocidade baixa de fluxo, que produzam a deposição de areia e outras partículas no fundo da caixa. As partículas impregnadas de óleo que serão retiradas das caixas devem ser encaminhadas para aterros sanitários. Deve ser feita limpeza periódica do fundo da caixa.
Caixa