Atps
O principio Democrático – Participativo, e exatamente a idealização de um futuro com escolas modernas. Com auto potencial de gestão, Administrativa, Pedagógica e de interação com todas as áreas envolvidas da escola inclusive pais e alunos, para que possa obter o seu resultado que é conduzir nos educandos uma cultura participativa de valores étnicos de solidariedade e atitudes coletivas na solução de problemas.
Parte I
Princípios da Gestão Democrática – Participativa
A meta da democratização na educação e criar escola moderna, que já esta presente no Brasil desde a década 30, e na década de 60 foi fortalecido à democratização da administração rede educacional em todo o mundo.
Na década 80 continua o assunto de democratização no âmbito escolar em todos os congressos relacionados a educação escolar e sociedade escola.
Cada vez mais esta sendo criado movimentos da gestão democrática – participativa que assumem formas inovadoras.
Acredita –se que a democracia participativa tem grandes pontos fortes associados como atitude em relação a vida, à educação, à conduta e à escola.
Autonomia na escola
Autonomia na escola é necessária para garantir a qualidade na educação. No cotidiano escolar esta com pouco incentivo a democracia – participativa.
O desenvolvimento de lideres na escola não esta ocorrendo, sendo assim acaba gerando grande falha quando tem tomadas de decisões importantes na escola e em suas áreas administrativas, Financeiras e pedagógicas.
O indivíduo não esta tendo muito espaço para se tornar participativo nas tomadas de decisões por que não esta tendo desenvolvimento efetivo.
E necessário agentes participativos verdadeiros para criar diálogos e mostrar vantagens na criação de processos e resultados, procedimentos políticos, regras e com isso trará grande resultados para