SISTEMA DE PRODUÇÃO AGROECOLOGICO DE AVES EM AVIARIOS MOVEIS
POULTRY AGROECOLOGICAL PRODUCTION SYSTEM IN MOBLILE AVIARIES
HOUSE
Leandro Félix Demuner1, Izabela Lorena Azevedo2, Vanilza Fernandes2, Álvaro Luís de Carvalho
Veloso3, Adélio Nunes Dias4, Daniel Emygdio de Faria Filho5
1
Doutorando em Zootecnia, FZEA/USP, Pirassununga – SP 2 Graduanda em Zootecnia,
ICA/UFMG, Montes Claros – MG. 3 Professor, FUNORTE, ICA/UFMG, Montes Claros – MG. 4
Mestrando em Zootecnia, UNIMONTES, Janaúba – MG. 5 Professor Adjunto IV, ICA/UFMG,
Montes Claros – MG. E-mail: fariafilho@ufmg.br
INTRODUÇÃO
A agroecologia é definida como ciência que tem por objeto o estudo holístico dos agrossistemas buscando o manejo de processos e recursos naturais para condições específicas de propriedades, respondendo pelas necessidades dos agricultores (ALTIERI, 2001), tendo-se como referência os ideais da sustentabilidade (CAPORAL; COSTABEBER, 2002). Um dos princípios fundamentais da agroecologia é a integração animal-vegetal que tem contribuído para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas de produção (SALES, 2005).
Neste sentido, a avicultura alternativa tem despertado o interesse de agricultores familiares devido à crescente demanda por produtos “caipiras”. O uso racional dos recursos existentes na propriedade diminui o custo das atividades de produção. A avicultura tem um papel importante neste contexto, pois contribui, através de seus subprodutos para a recuperação e manutenção da fertilidade do sistema, a redução da mão-de-obra na capina e a compra de insumos para o controle de insetos em hortas, pomares e lavouras e para a segurança alimentar, incrementando a renda familiar dos agricultores com a venda de carne e ovos (GOMES et al., 2007).
Entre as opções para criar aves nesses sistemas, a opção mais comumente utilizada é a criação em aviários fixos, com piquetes ao redor, que de modo geral não faz uso da rotação de pastagem ou a faz de maneira incorreta e que tem se