Sistema de pagamento brasileiro
R. As principais vantagens foi a possibilidade de transferência imediata de dinheiro, da conta um cliente em um banco para outro cliente em outro banco no mesmo dia; Agilidade: os recursos ficam disponíveis no dia da transferência;
Segurança e confiabilidade: redução do risco de crédito nos pagamentos, que são irreversíveis (não podem ser sustados ou devolvidos por falta de fundos, como pode ocorrer com cheques); Alto grau de automação e eficiência, com crescente utilização de meios eletrônicos para transferência de fundos e liquidação de obrigações, em substituição aos instrumentos baseados em papel.
O sistema foi desenvolvido principalmente para controlar e gerenciar os riscos no âmbito dos sistemas de compensação e de liquidação.
Observa-se em muitos países grande avanço no uso de instrumento de pagamento eletrônico, principalmente países europeus. Entretanto ainda existem países com elevado uso de instrumento de pagamento em papel, como é o caso do Brasil e Estados Unidos.
2. Como podemos tentar garantir a segurança na transferência eletrônica de fundos? Citar exemplos de critérios de segurança dos sistemas e de procedimentos para segurança dos usuários.
R. Utilizando meios confiáveis de transferências, terminais de caixas eletrônicos, utilizando computadores cadastrados e acessando páginas dos bancos diretamente nos seus sites. De forma alguma passar informações de contas, senhas ou documentos por telefone ou email. Um dos mecanismos mais importantes para garantir a segurança é a criptografia dos dados.
3. Conhecendo a origem e as funções da moeda, apresentar a opinião do grupo quanto à(s) forma(s) futura(s) da moeda. Usar a metodologia de tempestade de idéias (brainstorming) para criar o maior número possível de possibilidades