Sistema de organização de um acervo
1.INTRODUÇÃO Este presente trabalho pretende ampliar o conhecimento do acadêmico em relação à biblioteca da sua instituição. Mostrando primeiramente o levantamento de dados, colhidos através de uma entrevista com a bibliotecária, sobre o sistema de organização do acervo e o sistema de busca e empréstimo. Foi feito também um levantamento de livros e revistas que está relacionado com o TCC da acadêmica Rosa Maria Nascimento Spnosa, que será um estudo epidemiológico de pacientes que sofreram fraturas de fêmur no Hospital João Paulo II. Este trabalho acadêmico é importante inclusive para o aprimoramento do uso das normas do ABNT.
1. SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO DO ACERVO
O Sistema de Organização do Acervo da faculdade São Lucas é organizado pela CDU que é uma Classificação Decimal Universal e pelo Cutter que é uma tabela de códigos que indicam a autoria de uma obra literária.
A CDU possui uma classes do conhecimento que vai de 0 à 9. Cada número representa uma área. Sendo a número 4 reservada, ou seja, quem criou essas classes deixou essa reservada, pois predestinou que futuramente irá aparecer uma nova área para ocupá-la.
Essas classes são: * 0 - Generalidades. Informação. Organização. * 1 - Filosofia. Psicologia. * 3 - Ciências Sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social. Educação. * 4 - Classe vaga. * 5 - Matemática e Ciências Naturais. * 6 - Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia. * 7 - Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Desportos. * 8 - Linguagem. Linguística. Literatura. * 9 - Geografia. Biografia. Historia.
O conhecimento é dividido em áreas e cada área é subdivida em matérias. Essas áreas são:
Ciência Exata e da Terra
Ciência Agrônoma