Ciências contábeis
Este material é formado por recortes de textos, por este motivo não tem introdução e nem conclusão.
Conceito, objeto e objetivo da contabilidade
Para conceituar contabilidade é necessário pensar no patrimônio, pois no patrimônio das entidades está a razão de ser da contabilidade e patrimônio, segundo
Padoveze (2000, p. 36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”.
O sistema de informação que tem como objetivo o controle do patrimônio de uma entidade, segundo Padoveze (2000, p. 36) é a definição para contabilidade. Para
Francisco
D’Áuria
apud
Padoveze
(2000,
p.
49)
a
“contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”.
Para Eldon S. Hendriksen apud Padoveze (2000, p. 49) a
“contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.
D’Áuria, representante da escola italiana de contabilidade enfatiza a contabilidade como ciência enquanto Hendriksen, da escola norte-americana a trata como um processo de informação, enquanto o primeiro evidencia o controle patrimonial o segundo evidencia a informação.
De uma forma mais prática podemos dizer que a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial.
De uma forma bem sintetizada pode-se afirmar que o Patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle deste patrimônio e o fornecimento de informações sobre o mesmo aos usuários é o seu objetivo.
Cabe ressaltar que o fornecimento de informações deve ser seletivo em função do usuário das informações.
Usuários da contabilidade
São todas as pessoas físicas ou jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação e no desenvolvimento da