sistema de numeração
(Em construção. Não se esqueça de fazer RELOAD agora)
Última atualização: 29 de agosto de 1997
Resumo
Alguns conceitos básicos sobre Sistemas de Numeração serão tratados com o objetivo de estabelecer a notação utilizada nesta homepage, uma vez que este assunto é tratado em disciplinas como Fundamentos Matemáticos da Informática. Vários links são sugeridos no sentido de fornecer referências para uma revisão mais detalhada.
Números
Raras são as pessoas que se interessam por História da Ciência, em geral, e História da Matemática, em particular. É uma pena, pois a história mostra quão difícil foi chegarmos a este estágio de nossa civilização. Lembre que este hiperdocumento (homepage) faz uso de tecnologia só recentemente disponível a nós comuns mortais (Internet). Mesmo o Teorema de Pitágoras que, segundo os gregos, data de cerca de 500 anos antes de Cristo, ou seja, aproximadamente 2500 anos atrás, já teve esta datação questionada. Segundo o livro de Gillings, A Matemática na Era dos Faraós, foi encontrado um pergaminho que, após ser decifrado, fez os historiadores da ciência acreditarem que este teorema já era conhecido há cerca de, pelo menos, 1000 anos, antes, isto é, há cerca de 3500 anos. O mesmo acontece com a idéia de números.
Acredita-se que a necessidade de criação de números veio com a necessidade de contar. Seja o número de animais, alimentos, ou coisas do tipo. Como a evolução nos legou algumas características, como os cinco dedos em cada mão (fingers) e cinco dedos em cada pé (toes), seria muito natural que os primeiros sistemas de numeração fizessem uso das bases 10 (decimal) e 20 (vigesimal). O número 80, em francês, escrito como quatre-vingt (ou, quatro vezes o vinte) é remanescente de um sistema vigesimal.
Base de um Sistema de Numeração
Como se sabe, em Eletrônica e Computação, as bases mais utilizadas para sistemas de numeração são:
Binária (Base 2)
Octal (Base 8)
Decimal (Base 10)
Hexadecimal (Base 16)
Uma