estudante
O Papel do Código de Ética nas Empresas.
INTRODUÇÃO
Muito se fala em Ética, em todos os setores da sociedade, mas nem sempre se sabe com clareza, o seu real significado e como ela pode ser inserida em cada contexto da sociedade.
Antes de abordarmos a ética organizacional, é preciso definir o que é ética e como ela influencia nas organizações. Entender o papel dos códigos de ética e conduta, que busca a realização dos princípios, visão e a missão de cada empresa.
As empresas para se manterem competitivas e ainda proporcionarem índices financeiros e econômicos capazes de satisfazerem os interesses dos investidores, tem adquiridos novas competências. Para isto não bastam apenas oferecerem produtos de qualidade, são necessários novos atributos, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes. Neste contexto a implantação de uma conduta ética dentro das organizações poderá contribuir com excelentes resultados, não só no campo social como também no financeiro, proporcionando aos investidores resultados superiores a investimentos da mesma natureza.
Uma organização ao decidir implantar padrões éticos, além das dificuldades que irá encontrar em seus negócios, deverá promover uma mudança de paradigmas desde a alta cúpula até mesmo os colaboradores envolvidos no chão de fábrica, pois a atitude ética dentro de uma organização ,necessita a adoção de uma nova postura, que deverá ser desenvolvida com muito diálogo entre todos os colaboradores.
Se este código for bem planejado com entendimento do que realmente é ético, e criar o código de ética adequado para cada tipo de empresa, os benefícios serão notórios, e será dentro desta problemática, que iremos desenvolver o nosso trabalho.
1 – ÉTICA
1.1 Definições de ética.
Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida