Sistema de manutenção de Recursos Humanos
O sistema de recompensas inclui o pacote total de benefícios, que a organização coloca à disposição de seus membros, e os mecanismos e procedimentos pelos quais estes benefícios são distribuídos. Não apenas salários, férias, promoções para posições mais elevadas são considerados, mas também garantia de segurança no cargo, transferências para posições laterais mais desafiantes ou para posições que levem a um crescimento e a varias formas de reconhecimento.
As recompensas adotadas pelas organizações enfatizam principalmente a excelência do serviço e o grau de responsabilidade do funcionário. A maioria das organizações adota dois tipos de recompensas:
1. Recompensas diretamente vinculadas ao critério dos objetivos de realização empresarial – como o lucro ou prejuízo.
2. Recompensas aplicadas em decorrência do tempo de serviço da pessoa e que são concedidas automaticamente em certos intervalos, desde que a pessoa não tenha tido um desempenho insatisfatório. Dois outros tipos de recompensas podem ser adotadas:
3. Recompensas que exigem diferenciação no desempenho e envolvem melhorias salariais com valor motivacional.
4. Recompensas relacionadas objetivos e quantificáveis, sejam departamentais, divisionais ou globais. Na concessão de tais recompensas estão implícitas três espécies de atividades a serem contempladas:
1. Alcance dos objetivos;
2. Manutenção do sistema interno;
3. Adaptação ao ambiente externo. COMPENSAÇÃO (ADMINISTRAÇÃO DE SALÁRIOS)
Um dos aspectos mais importantes da filosofia de uma organização é o que se relaciona com a