relatorio
Aulas laboratoriais realizadas no laboratório de Química, no centro universitário do norte paulista, UNORP. Aulas administradas pela docente profª Ely Camargo, pela disciplina de Farmacotécnica.
Nesta aula foram proposto a preparação de um talco anti-séptico para os pés.
Objetivo
Realizar os cálculos para saber quanto de cada matéria prima pesar, pesar todos os pos separadamente e na quantidade certa, de maneira correta acrescentar os pos no cálice, de acordo com a quantidade pesada, sempre do menor para o maior.
Materiais
Os matérias utilizados nesta aula foram: balança mecânica, para pesagem dos pos.
Béquer de 5 ml, para se pararmos o pó.
Grau e pistilo para realizar a pulverização do pó, ou seja, transformá-lo em uma mistura homogenia. Espátula de plástico, para raspar os pos da parede do grau.
Métodos
Foi proposto na formulação o seguinte:
Talco ----------------------- 88,0 G
Borato de Sodio --------- 10,0 G
Mentol -------------------- 0,04G
Irgasan -------------------- 1,0G
Essencia ------------------ Q.S
Preparar ¼ da formula. Para realizar ¼ da formula é necessário dividir cada quantidade por 4.
Portanto pesamos: 22,0G de talco, 2,5G de borato, 0,01G de mentol e 0,025G de Irgasan.
Talco: nesta formulação o talco serve como excipiente. O talco de grau farmacêutico é um silicato de magnésio hidratado nativo, que é apresentado como um pó muito fino cristalino, branco ou acinzentado, sem areias, que espalha-se facilmente e adere à pele com facilidade.
Borato de Sodio: na formulação é uma substancia alcalinizante, ajuda a evitar odores. É um mineral, um sal hidratado de sódio e ácido bórico. Facilmente solúvel em água, é freqüentemente formado na natureza como evaporito. Por isso é encontrado na forma de pequenos cristais agrupados facilmente friável, com aparência macroscópica de um pó esbranquiçado. Microscopicamente seus cristais são transparentes e de pequena dureza.
Mentol: Ação