SISTEMA DE MANUFATURA DE LATAS
MANUFATURA DE LATAS
Disciplina: SISTEMAS INTERGRADO DE MANUFATURA
Prof.: Elton
Alunos: Bianca, Kaynara, Mariana, Paulo, Ricardo
História das latas
Enlatados são parte do cotidiano, assim como vários outros produtos de uso diário. Mas já nos questionamos como as latas surgiram, como são feitas e como é o enlatamento?
Veja abaixo mais algumas características das latas de alumínio:
Peso - cada lata vazia pesa pouco mais de 13 gramas.
Economia de espaço - é possível ganhar mais espaço, tanto na armazenagem, quanto na gôndola (ponto de venda) e na geladeira.
Economia de energia - a lata gela mais rápido do que as outras embalagens disponíveis no mercado, proporcionando assim uma economia substancial de energia.
Material reciclável - o alumínio é um material que pode ser reciclado infinitas vezes, com praticamente 100% de reaproveitamento.
Apelo visual – oferece recursos variados e modernos de decoração em toda a sua superfície externa.
Apelo econômico/social – aproximadamente 160.000 exclusivamente com a venda da sucata de alumínio.
Apelo ecológico - com a reciclagem de 1 kg de alumínio, economiza-se 95% da energia elétrica que seria necessária para produzir esta mesma quantidade de alumínio.
pessoas
se
sustentam
Processo Produtivo
O processo de transformação da bobina de alumínio em lata é bastante extenso e complexo.
Bobina
Tombador de bobina
Processo Produtivo
O primeiro passo consiste na formação do corpo no qual o alumínio laminado, em formato de bobina, entra na prensa de estampagem para tomar a forma desejada. Neste estágio, o alumínio ainda apresenta a espessura original em que se encontrava na bobina.
Prensa de copos
copos
Processo Produtivo
No estágio seguinte, os copos seguem para outra prensa onde suas paredes externas sofrem um estiramento. Nessa fase do processo, as paredes diminuem de espessura e, na saída da prensa, as bordas são aparadas fazendo com que todas as latas em produção tenham