Logistica reversa e cadeia de suprimentos
Unidade Curricular – Cadeias de Suprimento – SC Management – Prof Luiz Fernando Campos Logística Reversa - Professor Rodrigo Berté
- ATIVIDADE SUPERVISIONADA – MÓDULO C: AMBIENTE DE TRABALHO FII
REGULAMENTO PARA A ENTREGA DA ATIVIDADE SUPERVISIONADA
• Trabalho em equipe de, no máximo, 5 (cinco) alunos. • As respostas das questões da atividade supervisionada deverão ser digitadas no Word, em fonte Times New Roman tamanho 12, em páginas no tamanho A4 com margens iguais a 2 centímetros (superior, inferior, esquerda e direita). • A equipe deverá copiar e colar essas respostas em janela própria no sistema Único, que estará disponível até o dia 17 de março de 2008. • Após a opção salvar, clicar em enviar a atividade supervisionada no sistema Único.
OBJETIVO GERAL DA ATIVIDADE SUPERVISIONADA:
A partir das discussões do texto a seguir o grupo deverá buscar entender o processo de Logística Reversa e as Cadeias de Suprimento, levando em consideração, as questões ambientais no Brasil, bem como, os bens finitos na relação consumo e produção.
Texto de apoio
Quando falamos em logística imaginamos um fluxo de produtos, desde o momento em que é gerada a necessidade de atendimento de um produto até sua entrega ao cliente que estará aguardando a sua chegada. Mas é importante ressaltar que existe um fluxo reverso, do ponto de consumo até o ponto onde este produto teve seu início de produção. Este fluxo reverso precisa ser gerenciado para obtenção de ganhos expressivos nos negócios.
Ainda falamos pouco sobre logística reversa, porém este assunto está se tornando cada vez mais comum em boa parte das empresas. Podemos usar como exemplo as empresas de gás de cozinha, que necessitam do botijão vazio para fazer o reabastecimento. Os clientes que necessitam comprar um novo botijão abastecido têm que entregar o vazio, pagando somente o valor do gás. Nas grandes cidades as