Gargalo de Produção
Gargalo de Produção
Trabalho de AV3
Raphael de Azevedo - 1314441038
Engenharia de Produção - 3º período.
O que é um Gargalo de Produção?
Gargalo de Produção são todos os pontos dentro de um sistema industrial que limitam a capacidade produtiva, ou seja, a quantidade de produto acabado disponível no final do processo.
Por exemplo, imagine uma indústria cujo setor produtivo tenha capacidade para produzir mil unidades por hora de um determinado produto. Se o setor de embalagem dessa mesma indústria for capaz de embalar apenas oitocentas unidades por hora, teremos aí um gargalo, uma vez que a linha de produção não poderá trabalhar com sua capacidade total, pois o setor seguinte não é capaz de embalar todas as peças.
Da mesma forma, se o setor de embalagens fosse dimensionado para embalar duas mil unidades, mas a manufatura só tivesse capacidade para mil, teríamos aí outro gargalo, desta vez no setor anterior. Isso resultaria em ociosidade no setor seguinte, o que significa capital subutilizado e, consequentemente, aumento da parcela dos custos fixos diluída em cada produto.
Existe ainda um gargalo mais preocupante, o gargalo de atendimento o cliente. Esse é um ponto delicado já que está localizado na saída do sistema, justamente nas vendas.
Efeitos de um Gargalo de Produção
Uma vez que gargalos de produção causam ociosidade e maior custo fixo presente em cada unidade, um ou mais gargalos de produção são preocupantes em um sistema produtivo, causando quedas na produção, maior custo final do produto acabado e eliminando a competitividade do processo como um todo.
O maior nível de ociosidade ocorre quando o gargalo se localiza próximo ao input, ou seja, no início da produção, pois todas as fases seguintes do sistema ficam comprometidas. Por outro lado a ociosidade do sistema pode não ser o mais grave. Na verdade, quanto mais próximo ao output (saída), mais prejudicial ele será. Isto porque,