Resenha sobre o filme Patch Adams sobre atendimento aos clientes
Começaremos essa resenha com a definição de cliente no filme. Cliente é qualquer pessoa que confia alguma tarefa ou necessidade a um especialista. Não se limita apenas a compras e vendas. A relação Médico-Paciente, exaustivamente mostrada no filme, é um exemplo claro de relação de Cliente e Especialista, O Paciente (Cliente) precisa de atendimento médico (Serviço), e o Médico (Especialista) provê o tratamento (Serviço).
O filme apresenta uma gama diversificada de clientes, internos externos. Sendo os internos os funcionários do Hospital, como outros médicos, enfermeiros e diretores, e os externos são os pacientes em si, e também seus parentes.
A primeira aparição do conceito de cliente aparece logo no início. Ao confiar suas necessidades a um hospital Psiquiátrico, torna-se cliente, e a instituição e seus funcionários tornam-se os fornecedores do serviço a qual ele acha necessário.
Depois de passar um tempo se tratando, e ter contato com outros pacientes, se considera curado, e decide abandonar o tratamento. Depois dessa experiência, decide estudar medicina, e tornar-se médico para ajudar os outros. Nesse ponto nasce uma nova definição de cliente: Os pacientes.
Os pacientes confiam sua vida nas mãos dos médicos e nada mais justo queeles cobrarem um bom atendimento em cima deste fato, mas isso é uma coisa que demora a acontecer, porém, a evolução dos clientes é algo evidente no filme. Ao se internar no hospital psiquiátrico, logo no início, deu de encontro com um ambiente frio e fechado. Cada um vivia isolado no seu próprio mundo, o relacionamento interpessoal era quase nulo. Incomodado com a situação, decidiu que queria deixar o ambiente melhor. Um serviço. Começou a conversar com os outros pacientes, fez deles seus clientes. Tentou entender o problema de cada um, e buscar alguma forma de ajuda-los. Dessa forma, deu novos ares ao lugar. O Relacionamento melhorou, a o ambiente também. Os pacientes,