Sistema de injecao eletronica
A injeção eletrônica é um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico de um motor de um automóvel movido a explosão. Sua utilização em larga escala se deve à necessidade da indústria automotiva em reduzir o índice de emissão de gases poluentes. Esse sistema permite um controle mais eficaz da mistura admitida pelo motor, mantendo-a mais próxima da mistura estequiométrica (mistura ar/combustível), isso se traduz em maior economia de combustível, já que o motor trabalha sempre com a mistura adequada e melhora a performance do motor.
O sistema faz a leitura de diversos sensores espalhados em pontos estratégicos do motor, examina as informações e com base em dados gravados em sua memória, envia comandos para diversos atuadores espalhados em pontos estratégicos do motor. Esse procedimento é efetuado várias vezes por minuto com base nos movimentos do virabrequim.
Componentes
Esse sistema possui vários componentes, o principal é o módulo central, onde ficam gravadas as informações do veículo e seus parâmetros de fábrica, ele também realiza os cálculos programados para gerenciar o motor (alimentação e ignição). Os outros componentes podem ser divididos em dois grupos Sensores e Atuadores.
Sensores
São componentes que captam informações para a central, transformando movimentos, pressões, e outros, em sinais elétricos para que a central possa analisar e decidir qual regulagme seguir.
Sensor de posição da borboleta de aceleração
Este sensor informa à central a posição instantânea da borboleta. Ele é montado junto ao eixo da mesma, e permite à central identificar a potência que o condutor esta requerendo do motor, entre outras estratégias de funcionamento.
Sensor temperatura líquido de arrefecimento
Informa à central a temperatura do líquido de arrefecimento, o que é muito importante, pois identifica a temperatura do motor. Nos momentos mais frios o motor necessita de mais combustível.
Sensor temperatura ar
Este