Sistema de Informação
SISTEMA DE INFORMAÇÃO
1o SEMESTRE – NOTURNO
Disciplina: Análise Estruturada de Sistemas
Professor: Thiago Silva
Nome: Gabrielle de Souza Querino
RA: 8819358740
Comparativo com as vantagens e desvantagens das técnicas.
Levantamento orientado a ponto de vista
Como o ponto de vista são externos ao sistema, são uma maneira natural de estruturar o processo de levantamento de requisitos. É relativamente fácil decidir é um ponto de vista válido. Os pontos de vista devem interagir com o sistema de alguma maneira. Os pontos de vistas e os serviços são meio útil de estruturar requisitos não funcionais. Cada serviço pode ter requisitos não funcionais. Os pontos de vistas permitem que o mesmo serviço tenha diferentes requisitos não funcionais. Uma das mais importantes vantagens é que tem a capacidade de reconhecer várias situações e oferece um framework descobrindo diferentes conflitos entre os stakeholders.
Desvantagem – Por ser um processo não estruturado, pode não ter a mesma qualidade ou nível de detalhe de outros processos.
Prototipagem
Com a vantagem de ser implementado de forma rápida, reduzindo em tempo já que o usuário já verificou o que o analista entendeu nos requisitos do produto. Entretanto é necessário que a escolha do ambiente de prototipagem seja correta para obter sucesso na elaboração.
Entrevistas
A entrevistas são boas para o entendimento sobre o que os stakeholders fazem para interagir com o novo sistema e as dificuldades que eles encontram com os sistemas atuais. Porém as entrevistas dificultam na compreensão de domínio da aplicação.
Etnografia
Essa técnica muitas vezes pode revelar detalhes críticos de processo, que, são ignorados por outras técnicas de elicitação de requisitos. Porém essa abordagem nem sempre é apropriada para descobrir requisitos organizacionais ou de domínio.
REFERÊNCIAS
Técnicas para levantamento de Requisitos. 2012. Disponível em:
.
SOMMERVILLE, Ian Engenharia de Software