Sistema de informação
Professor: Samuel Novais Samuel.junior@aedu.com
Aula 01
Apresentação e objetivo
Nessa unidade vamos conversar sobre: • Conceitos fundamentais de Banco de Dados. • Arquitetura dos sistemas gerenciadores de banco de dados. • Características típicas de um SGBD. • Modelos de Banco de dados: conceitual, lógico e físico. • Modelo entidade-relacionamento. • Normalização no modelo de dados relacional. • Linguagens de consulta.
Objetivo
Objetivo geral da aula:
Conhecer os conceitos de modelagem e armazenamento em banco de dados.
Introdução
Um sistema é feito para aceitar entrada de dados, realizar processamento e gerar saída das informações processadas. Com o tempo, verificou-se a necessidade de armazenar as informações geradas pelos programas de computadores.
Introdução
Em junho de 1970, E. F. Codd, da IBM publicou um artigo intitulado “A Relational Model of Data for Large Shared Data Banks” (Um Modelo Relacional de Dados para Grandes Bancos de Dados Compartilhados). Ele estabeleceu princípios sobre gerência de banco de dados. Essa foi a base para a criação de uma linguagempadrão para manipular informações em Banco de Dados Relacional. Essa linguagem é a SQL (Structured Query Language).
Introdução
Duas entidades, a ANSI (American National Standards Institute) e a ISO (International Standards Organization), vêm ao longo do tempo padronizando a linguagem SQL. O primeiro padrão data de 1986 – SQL-86 e em 1989, surge uma nova versão SQL-89, essa versão é utilizada pela maioria dos bancos atuais. Em 1992, houve uma nova versão, esse versão define as regras básicas para os bancos de dados relacionais. Em 1999, surge a SQL-99, conhecida como SQL3, que define um modelo de banco de dados objeto-relacional.
O que é SQL
SQL (Strutctured Query Language) é um conjunto de comandos de manipulação de banco de dados.
SQL não é uma linguagem de programação autônoma, pois é necessário utilizar uma linguagem de