Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Unidade 4: Sistemas
1.4. Sistema de Informação Gerencial
1.4. Sistemas de Informação Gerenciais (SIG)
A maior parte das empresas concluiu que os sistemas de processamento de transações valiam o seu custo em equipamento de computação, programas de computador e pessoal e suprimentos especializados. Eles agilizavam o processamento das atividades empresariais e reduziam os custos com funcionários. Embora os primeiros sistemas de processamento de transações contábeis e financeiras fossem válidos, não tardou a ficar claro que os dados armazenados nestes sistemas poderiam ser usados para ajudar os administradores e tomar melhores decisões nas suas respectivas áreas de negócios, fossem de recursos humanos, marketing ou administração. O MIS (management information systems) começaram a ser desenvolvidos na década de 60, e são caracterizados pelo uso de sistemas de informação para produzir relatórios gerenciais. Também chamados de Sistemas de Apoio a Gestão Empresarial ou Sistemas Gerenciais. Contemplam o processamento de grupos de dados das operações e transações operacionais transformando-os em informações para gestão. Trabalham com os dados agrupados das operações das funções empresariais da empresa, auxiliando a tomada de decisão do corpo gestor ou gerencial das unidades departamentais, em sinergia com as demais unidades.
Um sistema de informação gerencial (SIG) abrange uma coleção organizada de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos que fornecem informação rotineira aos gerentes e tomadores de decisões. O foco de um SIG é a eficiência operacional.
Marketing, produção, finanças e outras áreas funcionais recebem suporte dos sistemas de informação gerencial e estão ligados através de um banco de dados comum.
Os sistemas de informações gerenciais, desenvolvidos inicialmente nos anos 60, eram caracterizados pelo uso de sistemas de informação para produzir relatórios gerenciais.
Como eram impressos regularmente, foram