Sig - sistema de informação gerencial
ELAINE FERNANDES ABRASCIO 3º TERMO A ADMINISTRAÇÃO
Conceito
Com o avanço da tecnologia buscar meios de aprimoramento se tornou uma peça chave para a sucesso das empresas. Dessa forma, o sistema de informação gerencial é um sistema projetado que transmite informações rápidas e seguras para as tomadas de decisões.
Sistemas de informações gerenciais (SIG) conforme Oliveira (2004, p.40) “é o processo de transformação que são utilizadas na estrutura do processo decisório da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados”. Essa expressão tem sido muito utilizada para descrever as informações da administração nas empresas.
O sistema de Informação Gerencial tem como finalidade o controle das atividades planejadas dentro de uma empresa, ou seja, fornecer informações no momento e destino correto. Com esse sistema há um fortalecimento dos planos de atuação das organizações, gerando assim conhecimentos rápidos e precisos, o que garante uma gestão sofisticada.
Características
Um bom exemplo de SIG pode ser encontrado em um sistema que analisa as receitas e as despesas de uma organização e possibilita que gerentes as relacionem e comparem com o que foi planejado no orçamento. As principais funções e características desses sistemas são: • Integrar dados de diversas aplicações e transformá-los em informação; • Fornecer informações para o planejamento operacional, tático e até mesmo estratégico da organização; • Suprir gerentes com informações para que estes possam comparar o desempenho atual da organização com o que foi planejado; • Produzir relatórios que auxiliem os gerentes a tomar decisões. A grande maioria das informações produzidas por um SIG quer seja para análise de tendências, quer seja para planejamento ou revisão, auxilia os gerentes no processo de tomada de decisão. Isso significa que um SIG pode ter funções específicas que façam parte de ambientes de apoio à decisão.