sistema de informação da atenção basica como ferramenta gestão em saúde
PÓS- GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA SAÚDE
PÓLO TABIRA
ROSIMERE OLIVEIRA MORAIS SOUZA
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA COMO FERRAMENTA GESTÃO EM SAÚDE: REVISÃO LITERÁRIA
Projeto de pesquisa da disciplina Metodologia do Estudo e Pesquisa em Administração II da Pós- graduação em Gestão em Saúde da Universidade Estadual de Pernambuco.
UPE 2014
1 PROBLEMATIZAÇÃO
Na concepção do Sistema Único de Saúde (SUS), um dos objetivos básicos do Sistema de Informação em Saúde (SIS) é possibilitar a análise da situação de saúde no nível local; essa análise toma como referencial, as microrregiões homogêneas, além de levar em consideração as condições de vida da população no processo saúde-doença (ANDRADE 2008).
SIS é entendido como um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde. Considera-se que a transformação de um dado em informação exige, além da análise, a divulgação, e inclusive recomendações para a ação.
A informação em saúde deve ser entendida como um instrumento de apoio decisório para o conhecimento da realidade socioeconômica, demográfica e epidemiológica, para o planejamento, gestão, organização e avaliação nos vários níveis que constituem o Sistema Único de Saúde (ANDRADE 2008).
No Brasil, existem 06 (seis) principais sistemas de informação em saúde: o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH-SUS), o Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA-SUS) e o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB).
O Sistema de Informação da Atenção