Siab
Polo: Conselheiro Lafeite
Introdução
A Atenção Básica à Saúde é porta de entrada e determina o trabalho de todos os outros níveis dos sistemas de saúde, organiza e racionaliza a utilização dos recursos. Desta forma, além de um sistema de informação, o SIAB deve constituir-se em ferramenta de gestão para as ESF e gestores de saúde. O SIAB aprofunda e aprimora pontos fundamentais do Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (SISPACS) mas mantém a lógica central do funcionamento, que tem como referência uma determinada base populacional. O SIAB amplia o leque de informações, com novos instrumentos de coleta e de consolidação que permitem sua utilização por toda equipe da unidade de saúde.
Desenvolvimento
“O SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica, foi desenvolvido pelo DATASUS – Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde, especialmente para coletar e processar os dados advindos do PSF em nível municipal. Neste sentido, existe uma sistemática de trabalho no funcionamento do PSF que se relaciona diretamente com a utilização do SIAB. As fichas preenchidas pelos agentes comunitários de saúde quando da visita às famílias obedecem a modelos que alimentam um banco de dados onde é feita a consolidação de toda a informação sobre a população atendida pelo PSF no município”.(MS, 2003). O SIAB mesmo com suas limitações possibilita traçar um perfil mais próximo da realidade local da área de abrangência das Equipes de Saúde da Família.
Objetivos
Gerais •Relatar a utilização do SIAB na elaboração de um diagnóstico situacional e no planejamento das ações da Equipe de Saúde da Família Grogotó, do bairro Grogotó, Barbacena-MG. Específicos •Descrever a estrutura do SIAB; •Caracterizar a área de abrangência da ESF Grogotó utilizando dados da Ficha A do SIAB;