Sistema de iluminação
O s istema de iluminação é o ponto de partida em um projeto luminotécnico, onde se define como a luz deverá ser distribuída no ambiente, como a luminária irá distribuí-la e qual é a ambientação que se deve dar, com a luz, ao projeto.
2.1 Tipos / técnicas de iluminação
2.1.1 Métodos de iluminação geral
2.1.1.1 Iluminação geral
A iluminação é homogenia em todo o ambiente v indo das luminárias pelo teto.
Sua vantagem é a flexibilidade na disposição interna de um ambiente, em layout, porem não atende as necessidades de locais que requerem níveis de iluminação, pois seu fluxo é geral. Tendo um grande consumo de energia.
2.1.1.2 Iluminação direta
A luz é dirigida diretamente para a superfície, emitindo de 90% a 100% do seu fluxo para baixo, fazendo com que a iluminação do teto e das paredes seja reduzida.
Deve se ter cuidado com a projeção de sombras e contrastes e caso existam superfícies polidas este método ocasionará grande reflexo, porem caso aconteça os problemas citados neste, existem os métodos direto-direcionados e direto difusos.
2.1.1.2.1 Iluminação Direta direcionada /Semidireta
Produz a iluminação direcionada para a frente , possibilitando uma boa percepção de formas e estruturas presentes nas superfícies, tem como vantagens pouca sombras e menos ofuscamentos.
2.1.1.2.2 Iluminação direta difusa
Distribui quantidades iguais de luz para todos os lados proporcionando uma iluminação básica e uniforme, reduzindo os contrastes. Como vantagens não apresenta quase nenhuma sombra e em caso de superfícies polidas não haverá grandes reflexos.
2.1.1.3 Iluminação indireta
A fonte luminosa é oculta e a iluminação é obtida pelo reflexo das paredes e teto, dando um resultado suave, difuso e uniforme.
Nesse tipo de luz não há problemas com o calor térmico e ofuscamentos, pois
90% a 100% do fluxo da luminária são direcionados para cima, porém o rendimento luminoso é baixo.
2.1.1.3.1