Sistema de Gestão ambiental
A construção civil é uma das atividades de maior impacto ao meio ambiente, resultado do consumo de grande quantidade de recursos naturais e geração de elevado volume de resíduos sólidos que na maioria das obras são dispostos em locais inadequados. A indústria da construção civil é responsável por um consumo considerável de materiais, seja em quantidade ou diversidade, embora outras indústrias tenham problemas semelhantes, a ineficiência em alguns processos dos processos produtivos e, principalmente o seu tamanho, fazem com que a construção civil seja reconhecidamente uma grande geradora de resíduos, sendo que estes, aparecem tanto na construção informal quanto na formal (SOUZA, et al., 2004).
Os resíduos de construção e demolição são parte integrante dos resíduos sólidos urbanos (RSU) e representam, atualmente, um dos maiores problemas para o saneamento municipal. Esses resíduos são provenientes dos serviços de infraestrutura, como terraplanagem e redes de serviço (água, esgoto, pluvial, gás, energia elétrica e telefonia), execução de novas construções urbanas, demolições e reformas de construções existentes. No Brasil, a geração contínua e crescente de RCD está diretamente ligada ao elevado desperdício de materiais na construção dos empreendimentos, portanto, há a necessidade de políticas de controle, coleta, transporte e disposição final adequadas, além de políticas que viabilizem a reciclagem desses resíduos de construção e demolição, permitindo o seu reuso.
Justificativa
A construção civil é uma atividade responsável por consumir grande quantidade de recursos naturais, gerar resíduos sólidos, alterar a paisagem e causar impactos ao meio ambiente. O sistema de gestão ambiental (SGA) promove uma melhoria na qualidade ambiental dos empreendimentos e torna as empresas mais competitivas. O estudo buscou levantar e avaliar os impactos da construção para desenvolver propostas mitigadoras para os impactos mais significativos. Através do