Sistema de gestao integrada
As mudanças no ambiente internacional incentivam cada vez mais a integração econômica entre países. O crescimento econômico, por exemplo, amplia as fronteiras do comércio e cria zonas de livre mercado. Para ser competitivo no mercado, cabe aos empreendedores disputarem a preferência dos consumidores.
Ao mesmo tempo em que criam oportunidades, a situação do mercado faz com que a concorrência interna de cada país seja cada vez mais forte. Neste contexto de economia globalizada, o desafio, é desenvolver a capacidade de criar uma empresa verdadeiramente capaz de ser competitiva.
A necessidade de buscar mecanismos que orientem a indústria direciona um novo modelo organizacional e operacional, aliado à promoção do desenvolvimento sustentável, sendo um forte agente para estimular os cuidados ao meio ambiente.
Este fato demonstra a importância de contribuir para a sustentabilidade da sociedade industrial em longo prazo.
É possível identificar quatro eventos que marcaram de forma direta a trajetória da Política Ambiental no mundo: a promulgação da Política Ambiental Americana, em 1969 NEPA - National Environmental Policy Act, a realização da Conferência das
Nações Unidas em Estocolmo, em 1972, o trabalho realizado pela Comissão
Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que resultou na publicação do relatório “Nosso Futuro Comum” em 1987 e, finalmente, a realização da Conferência das Nações Unidas no Rio de Janeiro, em 1992 (MAGRINI, 2001).
O mesmo autor aponta também a Conferência das Nações Unidas ocorrida em 1992 no Rio de Janeiro (ECO 92) como um tipo de catalisador na divulgação desse conceito. Neste contexto, os anos 90 viram o surgimento contínuo de novos cenários na área ambiental.
A imposição do cumprimento das regulamentações ambientais pode induzir