Sistema de execução de produção
O MES pode importar dados do ERP e integrá-los com o dia-a-dia da produção, gerenciando e sincronizando as tarefas produtivas com o fluxo de materiais. Considerando que na cadeia de suprimento o maior valor agregado costuma estar na produção, faz todo sentido investir em sistemas que otimizem o fluxo, controle e qualidade do material.
E um sistema que visa auxiliar a tomada de decisão relativa à gestão dos processos por meio de coleta computadorizada dos apontamentos de produção, monitorando em tempo real o desempenho das máquinas e equipamentos, contribuindo para a execução de uma gestão mais eficaz.
Em mercados cada vez mais competitivos, é extremamente importante que os ganhos, desperdícios e perdas nos processos de fabricação sejam controlados, medidos e gerenciados a fim de se reduzir os custos que determinam o preço final do produto.
Em muitas empresas o controle produtivo é feito através de métodos de acompanhamento da produção coletados manualmente, dificultando o rápido acesso ás informações pelo gerente de produção, que necessita tomar decisões com agilidade. Quando se tem informações relevantes dos processos produtivos em tempo real, é possível garantir a detecção de gargalos e não conformidades em tempo de serem corrigidos ou contornados com menos prejuízos.
A utilização de um sistema informatizado para a coleta de dados do chão de fábrica (MES) possibilita a visualização do status de todos os recursos produtivos, podendo ser monitorados a distancia, fornecendo informações do desempenho operacional, gerando indicadores e armazenando um histórico dos eventos ocorridos, que pode ser acessados facilmente.
Neste contexto, o