economia
A psicologia organizacional passou a exercer influência nas fábricas e empresas; a partir do final do século XIX e início de século XX. Tendo como fundadores Hugo Munsterberg e Walter Dill Scott, psicólogos experimentais, havendo neles interesses em seleções de funcionários e a utilização de testes psicotécnicos.
Com a implantação do sistema de Taylor que tinha como objetivo direcionar os funcionários para os locais onde houvesse maior eficiência na realização de tarefas. Ocorrendo a participação desses direcionamentos, a psicologia organizacional, que realizava testes psicológicos para identificar em qual área teria maior aproveitamento, oferecendo treinamentos, acompanhamento psicológico, psicodiagnóstico e consultorias aos funcionários das fábricas.
O projeto de Frederick Winslow Taylor que buscava maior eficiência e menor custo na fabricação de produtos, visando utilizar funcionários para a execução de determinadas tarefas, a qual cada empregado pudesse trabalhar em áreas onde havia maior produtividade. Fazendo com que Frederick Taylor propusesse quatro princípios fundamentais para a realização da tarefa com o maior êxito possível: princípio do planejamento, de preparo dos trabalhadores, de controle e da execução. Buscando a padronização, execução de tarefas e produção em grande escala.
A psicologia organizacional passou a exercer influência nas fábricas e empresas; a partir do final do século XIX e início de século