Sistema de ensino
Eu acredito, que a consequência pelo desfoque na educação no Brasil primeiramente tem início no inverso de prioridades que estariam no abandono da democratização acesso e permanência de todos na escola básica e ao descompromisso do estado ao decentralizar ações para a comunidade desobrigando se de manter políticas públicas especialmente aos aspectos sociais e repassando as tarefas para outras instancias administrativas com isso enfraquecendo o ensino público do país, levando a consequências graves como desprezo a questões políticas que condiciona o sucesso do aluno e a obtenção da cidadania.
Eu considero que as primeiras preocupações da educação só teve início com a queda do café fonte de renda dos grandes barões e com a chegada da industrialização na Inglaterra.Com a chegada da industrialização teve a necessidade de qualificação dos trabalhadores para serem inseridos no mercado de trabalho, com isso abrindo as portas para novos trabalhos e cursos no país.
Após a esses acontecimentos houve crescimento acelerado das escolas primarias, secundarias, e escolas técnicas e também foi criado o primeiro ministério da educação e saúde pública elaborado pelo Francisco Campos onde ele atinge a estrutura do ensino e o estado nacional onde teve ação mais objetiva sobre a educação, que até então não era valorizada pelo estado.
Com a entrada de Francisco campos houve a iniciativa de organização a educação escolar no plano nacional principalmente em níveis secundários e universitários e na modalidade do ensino comercial. Através dele houve uma preocupação de unir iniciativas junto com a igreja.
A partir dessas tantas iniciativas do estado que houve uma visão e preocupação mais profunda da educação valorizando assim na década de 70 e 80 as primeiras iniciativas um processo de retomada da democracia e de reconquista dos espaços políticos que a sociedade civil brasileira havia perdido, fazendo com que o